2 de Julho – Dia do bombeiro brasileiro e a Semana de Prevenção

2 de Julho - Dia do Bombeiro Brasileiro e a Semana de Prevenção

Em memória à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856 por decreto do Imperador D. Pedro II no Rio de Janeiro, celebra-se nesse dia o dia do bombeiro brasileiro. Por tradição, ligada à carreira de bombeiro militar, hoje também estendida aos bombeiros civis, esta data tem por finalidade homenagear a profissão-herói do mundo real aqui no Brasil, tão vital para a sociedade.

Antes da criação do corpo de bombeiros, o combate ao incêndio era realizado de maneira ainda muito precária. Através do badalar de sinos, cidadãos e até mesmo crianças se posicionavam em filas próximo a poços para passar baldes de água até o foco do incêndio. É fácil de imaginar como esse procedimento com pessoas sem treinamento certamente era pouco efetivo. Com a evolução do corpo de bombeiros e empreendimento de mecanismos mais eficazes, hoje compreende-se que o papel do civil deve se dar na prevenção de incidentes. Diante disso, faz-se uso da celebração do dia 2 de julho para sediar também a semana de prevenção. Por iniciativa do Corpo de Bombeiros, busca-se conscientizar as pessoas sobre as medidas que devem ser tomadas para que acidentes sejam evitados.

Possuir bombeiros civis nos estabelecimentos é outro método eficaz de prevenção a incêndios. Estando presentes, com preparo e treinamento para detectar riscos e com técnicas de combate a princípios de incêndio e de resgate de pessoas, podem ser os interventores responsáveis pela não ocorrência ou controle de acidentes que poderiam tomar proporções catastróficas. A Red Safety acredita na importância de seu trabalho e quer conhecer a realidade da sua empresa para apresentar a melhor solução. Consulte-nos e solicite um orçamento. Clique aqui!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *